domingo, 13 de abril de 2008

Turbo x Aspirado x Nitro

Motores Turbinados:

Resumidamente turbina é um equipamento que aproveita os gases da saída do escapamento do motor para girar um eixo, que na sua outra extremidade possui uma hélice que comprimi o ar da atmosfera e manda para a entrada de ar do motor, dessa forma o carro não precisará mais aspirar o ar, ao acelerar o motor a turbina gera pressão que entra nos cilindros deixando-os mais cheios de ar/combustível aumentando a explosão e conseqüentemente a potência do motor. O aumento da potência esta diretamente relacionado com a pressão que a turbina irá gerar. Turbinar um carro é uma das formas mais baratas para conseguir extrair grandes potências de motores originais, é relativamente fácil dobrar a potência de um motor instalando um kit turbo.

Vantagens: Ganho expressivo de potência, preço acessível, aumento de consumo proporcional à potência e forma de pilotar.

Desvantagens: Pouca mão-de-obra qualificada para a instalação correta, poucas marcas de gerenciadores eletrônicos.

Motores com compressores mecânicos ou Blower:

Mais conhecido como blower, os compressores mecânicos têm resultados parecidos com os motores turbinados, só que em vez de ficarem instalados na saída do escape aproveitando os gases, o Blower fica instalado sobre o carburador ou coletor de admissão e acionado por correias ligadas no eixo do motor, funcionam como uns compressos de ar mecânico e jogando esta pressão de ar na entrada de ar do motor igual uma turbina. O Blower tem a característica de fornecer mais torque em baixas rotações e maior consumo se comparado com a turbina, porem é capaz de fornecer potência linear de modo a dar sensação que o carro tem um motor muito maior.

Vantagens: Ganho expressivo de potência, preço acessível, motor com potência e resposta linear.

Desvantagens: Pouca mão-de-obra qualificada para a instalação correta, poucas marcas de gerenciadores eletrônicos, consumo maior que outro carro com a mesma potência turbinada ou aspirada de fábrica.

Motores Aspirados:

Todo carro que não é sobre alimentado por turbinas ou compressores mecânicos é naturalmente aspirado, ou seja, o próprio motor tem o trabalho de puxar para os cilindros a mistura ar/combustível. Para aumentar a potência desses motores o método mais comum é aumentar a cilindrada, mesmo assim o galho raramente passa de 30% e não pode ser feito em todos os motores, só com isso o investimento já pode passar do necessário para turbinar o carro, portanto os aumentos significativos de potência em carros aspirados ficam limitados apenas para competidores devido o seu custo x benefício. Uma das poucas modificações viáveis em carros aspirados é a troca de comando, sistema de escape maior e filtro de ar esportivo, sendo que a combinação dos três daria um ganho de menos de 15% na maioria dos motores, isto se o comando não for muito bravo, pois se for o carro pode ganhas mais potência, mas ficaria com a marcha lenta irregular, gastaria mais combustível e ficaria sem torque em baixa rotação.

Vantagens: Boa quantidade de mão-de-obra qualificada.

Desvantagens: Preço elevado, baixo ganho de potência, alto consumo de combustível.

Motores com Óxido Nitroso:

Agora uma coisa extra, o que é N2O?Mais conhecido como óxido nitroso, ou nitro(nos games) ou simplesmente NOS, vamos aprender um pouco mais sobre ele:Nitro (N2O) a injeção de nitro é feito junto com a mistura ar/combustível. Armazenado em um tanque de gás, é acionado depois de 3.000 RPM e dependendo de como for usado, dura em média 13 minutos. É considerado uma preparação "forte" pois dá um acréscimo de 90 cv na potência original.O preço do kit fica na media de US$ 598.00 e a recarga de cilindro gera em torno de R$ 13,00 o quilo.

O Óxido Nitroso System NOS não é combustível, e sim um gás não inflamável composto por nitrogênio e oxigênio. Quando injetado sob alta pressão na câmara de combustão juntamente com o combustível original do veículo, fornece mais oxigênio para queima da mistura, gerando também uma explosão mais eficiente.

O óxido nitroso é usado nos motores para ser injetado nos cilindros. Quando ele chega nos cilindros, ele se divide através de uma reação usada pelo calor em seus componentes originais e libera oxigênio que faz com que melhore a queima do combustível e o nitrogênio, que forma, por meio de uma reação, o gás nitrogênio.Essa reação do gás faz com que resfrie a mistura, fazendo uma descompressão muito rápida do nitro que estava sob pressão, alojado. Esse resfriamento melhora bastante a potência devido a diminuição da densidade da mistura. Sua configuração permite a utilização em veículos de 4cc, 6cc ou ainda de 8cc, pode-se obter um ganho aproximado de 120 Hp num motor 4cc, instantaneamente ao se acionar a chave que arma o sistema.

O bom do nitro é que é de fácil instalação, podendo ser colocado em qualquer motor, turbinado ou não, e pode ser reaproveitado em outros motores, e que é um kit bem simples. Sua utilização visa o ganho de potência em baixas rotações, uma rápida resposta do motor, muito útil nas arrancas.

Outra vantagem, que pode ser usado como dica, é que ele retira o ponto fraco do turbo, que é a pouca potência enquanto a turbina não está em funcionamento. Por isso é muito bom usar o nitro em conjunto com o turbo. Com o nitro também não corre-se muito risco de detonação. As desvantagens ficam por parte da autonomia que ele tem e o alto custo de reabastecimento do cilindro. Custando em torno de R$15,00. O kit instalado sai por volta de R$ 2.000,00 e dura umas 60 injetadas... Você só tem que saber a hora certa para usá-lo. Sabendo que você não irá agüentar ver um turbinado passar do seu lado e fica quieto fazendo o cara engolir gás, mas tente economizar o máximo possível, pois como deu para perceber que essa brincadeirinha sai bem carinha.

Para controlar a pressão do motor, a pressão do cilindro, por onde você sabe quanto ainda resta de Oxido Nitroso para você arrancar usam-se Manômetros, instrumentos para medir pressão.Mas ele cumpre o que promete ?O Óxido Nitroso NOS só é acionado quando você quiser, portanto o desgaste do motor permanece original. Com o Óxido Nitroso você pode ganhar até 600 HP. O Nitro não possui risco de quebra do motor desde usado de maneira correta e devidamente instalado.A instalação é simples e não requer alterações da característica original do motor, apenas a colocação dos bicos no coletor de admissão.

O Nitro não exige qualquer manutenção, apenas a recarga do cilindro. Quando cheio fornece de 50 a 60 injeções. Se comparado ao Turbo, o Nitro é um sistema bem mais seguro ao motor, pois ele só é acionado quando o acelerador é tocado no fundo ou acionado por um botão.

Ou em Dragsters onde aumenta até 3000HP por injetada!!!

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